Como você já deve ter visto nas matérias de fotos, a primeira etapa do Campeonato Mundial de Skimboard aconteceu na praia da Sununga, em Ubatuba, São Paulo. A praia tem ondas bem características que correm de lado após baterem em uma pedra à direita. Bem parecido com a famosa praia de The Wedge na Califórnia, no entanto, em Sununga a formação é natural e da direita para esquerda. Enquanto em The Wedge a onda é formada devido a uma construção e passa da esquerda para a direita.
Curiosamente muitos dos melhores skimboarders do mundo nesse momento são regular footers. Então, a expectativa quanto ao que esses skimboarders fariam em uma onda lateral de frontside era bem grande. Os americanos Sam Stinnett e Blair Conklin foram os grandes destaques assim como os brasileiros e locais de Sununga Renato Lima e Leandro Azevedo. Os quatro realmente estavam um nível acima de todos os outros competidores e conseguiram pegar as ondas mais impressionantes durante toda a janela do evento.
O evento deu bastante sorte e as ondas estiveram bem divertidas durante toda a janela. Os competidores puderam ver muitas das diferentes condições de Sununga: menor com boas ondas de frente para wraps, um pouco storm e bem difícil, e mais clean com tubos abrindo.
Sam Stinnett encontrou Renato Lima na semi final e pegou uma das mais impressionantes ondas do evento, que você pode ver em 6:55 no vídeo, e passou para a final. Na outra semi, Blair Conklin eliminou Leandro Azevedo e garantiu sua vaga na grande final. Durante a final, já no fim do dia, Sam achou as melhores ondas e levou o evento.
As músicas usadas no vídeo são DIY do Keep Shelly in Athens e Seer do Witch.