O skatista profissional e vídeo maker Murilo Romão segue dando continuidade aos seus projetos audiovisuais sempre conceituado e embasado por diversos movimentos artísticos urbanos que caminham lado a lado com o skate. Se você acompanhou os seus últimos lançamentos, sabe que desse novo vídeo lançado nessa segunda-feira, dia 05, não era de se esperar algo muito distinto.
“Mitos Vadios” surgiu a partir de uma performance urbana homônima que ocorreu em São Paulo, em meio a ditadura militar e em paralelo à I Bienal Latino-americana de São Paulo, então em curso na cidade e organizada sob o tema Mitos e Magia. A apresentação completou 40 anos nessa segunda-feira do dia 05, e tinha entre seus protagonistas o grande artista Hélio Oiticica (1937-1980), uma das cabeças por trás desse conceito de desmistificação e de “andanças de vadiagem” representados na obra.
Já atualmente, a expressão “mitos vadios” faz parte de um contexto social e político mais atual e muito evidente no vídeo, porém ainda sim sintetiza grande parte das ideias por trás dessas experiências urbanas de alteridades abordadas por Murilo. Agora, deixa toda essa fritação de conceito pra mais tarde e solta o play que o vídeo tá animal!