15 anos sem Augustus Pablo

No dia 18 de maio de 1999, um dos maiores nomes do dub, Horace Swaby, mais conhecido como Augustus Pablo, nos deixava. Pablo foi um dos grandes nomes do reggae nos anos 70 e 80, e tinha como forte característica o usa da escaleta, instrumento que o acompanhou desde o começo da sua carreira. Tudo começou no ano de 1969, quando tinha apenas 15 anos e foi descoberto pelo produtor Herman Chin-Loy, que era famoso por experimentar com sons diferentes em suas gravações. Herman convidou o jovem Pablo com sua escaleta para uma sessão no estúdio, e logo ficou encantado com o som que ele apresentou. Gravaram na mesma semana seu primeiro single Iggy Iggy, e após seu lançamento, para preservar a identidade do garoto, Herman o nomeou de Augustus Pablo.

Nos anos seguintes continuou compondo ao lado de Herman e lançou as famosas East of River Nile, Song of the East e Java, firmando cada vez mais seu estilo, que acabou sendo batizado de “Far East”. Assim como Lee Perry e Bunny Wailer passou a trabalhar com o produtor King Tubby, um dos criadores do dub, que também na época estava em grande ascenção. Essa parceria rendeu em 1976, um dos maiores álbuns de dub da história, King Tubby Meets the Rockers Uptown, o que os consagrou ainda mais.

Já como produtor renomado, Pablo apostava sempre em cantores jovens e desconhecidos para seus riddims. Nomes como Hugh Mundell, Jacob Miller, Lacksley Castell e Junior Delgado, são só alguns que Pablo levou à fama. Augustus Pablo é sem dúvida um dos principais compositores e produtores jamaicanos do dub e do reggae, tendo nos deixado um legado incrível de mais de vinte álbuns lançados.

Throwback