A zebra estava solta no último dia de Volcom Pipe Pro 2017. O tetracampeão da etapa John John Florence sofreu uma virada de Griffin Colapinto (e Leandro Usuna) nos últimos 20 segundos da sua bateria pela semifinal. As condições em Pipe não favoreceram os chargers, apesar da presença de Bruce Irons e Adriano de Souza (com o melhor tubo do dia, um 9.50 em Backdoor) na final.
Mineirinho estava naquele modo sangue nos olhos, que todos conhecemos bem, e até travou um paddle battle disputando a remada até o outside com o aussie Soli Bailey, que chegou manso como a zebra da final e fez o dever de casa, pegando as três melhores ondas da bateria enquanto todos esperavam por um momento do mar que nunca veio. Essa é a primeira grande vitória de Soli Bailey e ele agora é o quarto surfista no mundo com um troféu do Volcom Pipe Pro.
Como já era de se esperar, ninguém apostou no aussie como campeão da etapa, mas o Leonardo Leão, de Floripa, foi o único a apostar no Mineirinho e levou a promoção do kit Volcom Pipe Pro.