Muito além de uma simples competição de surfe, o VQS Samba Fish foi realizado em clima de confraternização no último sábado (07/04), no Canto do Recreio, Rio de Janeiro.
Como o VQS é um evento gratuito e restrito à molecada, o Canto do Recreio se torna o palco perfeito para sua realização, já que sempre reúne uma garotada sempre disposta a pegar umas ondas e fazer uma boa farra nas areias do Pontal. E desta vez não foi diferente, com as atividades comandadas por Daniel Cortez, team manager da Volcom no Brasil, fazendo a alegria dos groms dentro e fora d’agua.
O Samba Fish contou também com a presença de Marcelo Trekinho e Marcos Sifu, grandes nomes da equipe Volcom e encarregados de narrar as baterias, além da zoação na areia.
Ao longo de todo o sábado, enquanto as baterias rolavam nas merrecas de até meio metro, Cortez comandava as brincadeiras, como pintar a galera com spray e promover gincanas pra lá de engraçadas, sempre com muita irreverência, no melhor estilo Volcom.
Mas a garotada que compareceu para competir não perdeu o foco e, mesmo com as brincadeiras rolando soltas, mantiveram o intuito de conseguir a vaga para a seletiva paulista, na qual os oito melhores brasileiros garantem participação no VQS Surf Tour, em Newport Beach, Califórnia.
“Nos outros anos eu ficava mais interessado nas brincadeiras e na zoação na areia, e acabava sendo eliminado nas primeiras baterias. Este ano eu fiquei mais focado em competir e, mesmo participando de tudo que rolava na areia, meu foco principal foi me dar bem no evento. Acabei chegando na final e conseguindo a vaga para a seletiva de Camburi, em São Paulo”, disse Lucas Paes, 15 anos, que costuma treinar diariamente no Recreio.
O melhor horário do mar no Canto foi durante a manhã, quando as ondas de até meio metro quebraram mais constantes em função da maré seca e do vento ameno. À tarde, o vento apertou e a maré encheu bastante, dificultando a vida dos jovens competidores. Mas, mesmo com as pequenas ondas quebrando praticamente na areia, o entusiasmo da molecada não diminuiu, e a competição seguiu até o fim da tarde, quando o último confronto foi finalizado já praticamente sem nenhuma luz no Canto do Recreio.
O grande vencedor da categoria Junior (até 17 anos) do Samba Fish, etapa carioca do VQS, foi Dávio Figueiredo, filho do lendário Dadá Figueiredo, seguido pelo guarujaense Victor Bernardo, em segundo, o capixaba Jhony Botelho, em terceiro, o carioca Lucas Paes, em quarto, e o também carioca Lucas Soares, quinto colocado.
A categoria Grommets (até 14 anos), foi dominada pelos moleques cariocas e vencida por Victor Soares, seguido por Vitor Ferreira, João Chumbinho, Ruan Iorio e João Cardoso. Ao final de um dia intenso e muito divertido no Recreio, Daniel Cortez comemorou o sucesso de mais uma edição do VQS no Rio de Janeiro. “Missão cumprida. Terminamos literalmente à noite. Mas o VQS é festa, e com os moleques querendo competir, não costumamos deixar ninguém de fora. Obrigado a todos que compareceram e ajudaram a fortalecer o evento”, finalizou Cortez, esgotado da maratona, mas muito amarradão.
Resultado final do VQS Samba Fish 2012: