“Amigos, perdi o trials! Infelizmente fui impedido de defender o 3º título consecutivo. Mas nada acontece por acaso e sinto-me na obrigação de reportar a todos vocês, fãs e torcedores, os motivos dessa desclassificação. Estava em 2º na bateria, e ao defender minha posição, fui agredido pelo 3º colocado, Jamie o’Brien. Confesso que para mim é muito triste informa-los disso, pois foi uma situação extrema, na qual pegamos a onda juntos e acabei levando um soco na cara em plena onda!!! Não sou lutador, sou surfista profissional, não estou acostumado a levar socos enquanto exerço minha profissão. Pra completar, após tomar porrada na cara, o 4ª colocado virou a bateria. Conclusão: tomei soco na cara durante uma bateria, perdi a chance de defender o título com uma agressão física e não há nada que possa ser feito. Não era pro surf ser assim. Representar o Brasil, é a coisa que mais me deixa orgulha nessa vida e, acreditem, batalhei com a garra e a força de sempre. Muito obrigado pela torcida de todos, ano que vem tem mais! Yewww”
Essa foi a declaração de Ricardo dos Santos em sua página no Facebook. Ricardinho, que é o único surfista a vencer as triagens em Teahupoo por duas vezes consecutivas, ainda nos disse que Jamie O’Brien não o comunicou nada além de “palavras tipicamente usadas em uma briga”. Apesar do triste episódio ter tirado a chance do tricampeonato e da participação em outro evento do WCT do brasileiro da Guarda do Embaú, ele manteve sua postura profissional enquanto Jamie foi banido dos eventos no Taití. Lembrando que o evento em Teahupoo é organizado pela Billabong, patrocinadora de Ricardinho e responsável também pelo Billabong Pipemasters, etapa do WCT na “casa” do havaiano Jamie O’Brien, Pipeline.
“Depois do episódio, Jamie O’Brien, veio pedir desculpas e garantir que isso jamais aconteceria novamente. Pelo povo brasileiro, falei para ele abaixar a cabeça e ser humilde como um ser humano qualquer! Brasil, nos temos nossa dignidade de volta!” – Ricardo dos Santos pelo Facebook. Confira as últimas do Instagram em tempo real na sessão Layback Filter.