Estas imagens resumem o que aconteceu na penúltima etapa do WCT, o O’Neill Coldwater Classic 2012, em Steamer Lane, Santa Cruz.
Em possívelmente as ondas mais traiçoeiras do Tour, a maioria da parte superior da tabela do ranking mundial se viu eliminada logo cedo na competição, que proporcionou alguns dos melhores resultados do ano para a parte inferior do ranking e, no final, coroou Taj Burrow como campeão pela segunda vez no ano.
Como disse a lenda local de Santa Cruz, Ken “Skindog” Collins, em entrevista para a Layback, é interessante ver os melhores do mundo tentando se adaptar a condições adversas – assim como acontece na etapa brasileira do Tour, por exemplo. Isso faz com que a elite saia de sua zona de conforto e tenha que se dedicar mais ao lugar em que estão competindo.
No caso de Santa Cruz, Adriano de Souza foi um dos surfistas que chegaram lá mais cedo e que passaram mais tempo dentro da água congelante de Steamer Lane. O investimento compensou no Round 5, quando Mineirinho passou por um atípico Kelly Slater, que parecia se sentir impotente durante todo o campeonato, diante das traiçoeiras ondas do pico.
A etapa teve também sua dose de polêmica e certamente colocou uma emoção extra para a decisão do título mundial em Pipeline.
Confira toda a cobertura do O’Neill Coldwater Classic 2012, aqui na Layback.