O freesurfer Wayan Hughes Oyarzabal, ou apenas “Wayanzinho”, é um francês, casado com uma brasileira e atualmente morando no País Basco. A equação complica um pouco mais quando se leva em consideração que o casal se conheceu em Sunshine Coast, na Austrália e está sempre na Indonésia. Wayan tem uma fixação pelas esquerdas tubulares daquela região e, após o lançamento de sua terceira produção própria dedicada à elas, trocamos uma ideia rápida com o goofy footer para saber um pouco mais sobre seus projetos.
Layback: Explique essa relação entre você, o Brasil e a Indonésia?
Wayanzinho: Sou casado há seis anos com uma brasileira de São Paulo. Nos conhecemos em 2001, em Sunshine Coast, Austrália e naquele ano fiz também minha primeira trip pra Indonésia. Hoje temos uma filha linda de 5 meses, a Kailani, que está na sua primeira vez aqui na Indonésia com a gente.
Layback: Quantas viagens para a Indo você já fez e o que te mantém voltando todo ano?
Wayanzinho: Estou na minha 14ª temporada aqui e volto sempre por causa das esquerdas. The leftland! Eu amo a Indonésia, mas hoje tenho a impressão de que já fiz tudo que poderia fazer aqui e agora, meu próximo projeto será em outro continente. Sou goofy, e esses três filmes foram uma homenagem à minha paixão por esquerdas e, pra isso, não tem lugar melhor que a Indo.
Layback: Como é o processo de produção de seus filmes?
Wayanzinho: Já faz alguns anos que tenho, com minha mulher, a Biriatous Productions, onde trabalhamos juntos. Ela me acompanha nas viagens e filma o tempo todo, eu surfo e depois faço a edição, montagem, música e produção dos filmes e vídeos. Muitas imagens são feitas também com as câmeras GoPro, marca que me passou a me patrocinar este ano. Inclusive, a imagem de uma esquerda minha filmada com uma GoPro foi usada como publicidade durante a transmissão ao vivo do Triple Crown 2011.