Mais uma vez, Sunset proporcionou algumas das ondas mais desafiadoras do circuito ASP com condições primorosas para o último dia do Vans World Cup of Surfing 2014. O Taitiano Michel Bourez conseguiu superar Dusty Payne, que parecia insuperável até a grande final, e venceu o evento usando de sua marca registrada, power surf.
Com o segundo lugar em Sunset e a vitória em Haleiwa, Dusty Payne conseguiu uma improvável classificação para o WCT 2015 de última hora. Além de líder isolado do ranking do Vans Hawaiian Triple Crown, ele também ganhou uma vaga para disputar o Billabong Pipe Masters, já que CJ Hobgood não poderá participar por conta de uma contusão. Até o momento, o neo-zelandês Ricardo Christie, que parou nas quartas, também garante sua vaga na elite no ano que vem, contanto que Jadson André e Julian Wilson mantenham-se entre os Top 22 do ranking WCT depois do Pipe Masters.
Tomas Hermes, Garrett Parkes, Jack Freestone e Joan Duru estão colados na zona de classificação, e caso Adam Melling, Matt Wilkinson, Jeremy Flores e Brett Simpson consigam um resultado em Pipeline que os coloquem entre os top 22 do WCT, também conseguem a classificação, nesta mesma ordem.
Lucas Silveira teve a melhor participação de um brasileiro no evento, chegando até as quartas de final com uma atuação de gala após sua entrada de última hora com o desfalque de Alex Ribeiro.
O Billabong Pipe Masters 2014 tem sua janela aberta na segunda-feira (dia 8) e você assiste ao vivo e com cobertura completa aqui na Layback.TV.