No seu mais recente clipe, Marco Giorgi aparece quebrando em uma sessão ao lado de Yuri Gonçalves e Thales Marx em algum lugar do sul do país.
Tão interessante quanto o conteúdo audio-visual do mais novo post do seu blog, foi o texto publicado pelo freesurfer que alerta sobre “a lenda da pesca da Tainha”. Uma tradição de anos em Santa Catarina que gera conflito entre os pescadores da região e os surfistas que ficam proibidos de surfar por supostamente assustarem a caça durante a temporada da Tainha.
“Fico chateado com essa “pesca”. Entendo que é um lance cultural e que a pesca tem que continuar, respeito isso, mas pra começar o surfista não espanta o peixe, e outra coisa, quando o mar está acima de 1 metro não existe possibilidade alguma deles [os pescadores] entrarem no mar, primeiro porque fica muito difícil de botar o barco e segundo porque a maioria desses “super pescadores” nem sabem nadar. E então… porque proibir um surfista de entrar na água? Faz sentido? Faz sentido você ser proibido de surfar? Beber, fumar cigarro, jogar baralho e falar mal dos surfistas eles adoram fazer! Me arrisco a dizer que hoje em dia tem muito mais surfista do que pescador, também me arrisco a dizer que uma cidade com as praias abertas atrai muito mais turismo e $ pra eles mesmos do que uma cidade com uma só praia aberta para o surf. A tradição da pesca não deve parar, mas não é preciso nos deixar com raiva, quem é surfista sabe o sofrimento. Nós surfistas e pescadores devemos nos unir pra chegar num acordo mais civilizado, algum método que funcione pros dois lados, ou também podemos entrar em guerra hehehe, tem essas duas opções, prefiro a civilizada mas se resolverem entrar em guerra podem me chamar que estou dentro… ;)” – Marco Giorgi
Abaixo, o comunicado oficial da FECASURF (Federação Catarinense de Surf):
Prezados praticantes de surf;
A Federação Catarinense de Surf, vem por meio deste, informar a todos que amanhã dia 15 de maio começa oficialmente temporada de pesca da tainha em Santa Catarina.
Solicitamos a compreensão de todos, pois a época da Tainha é uma tradição do Litoral Catarinense há muitos anos.A FECASURF esteve presente hoje a tarde em uma reunião, que contou com a presença dos representantes do Sindicato da Pesca de Santa Catarina e da ACES.
O Presidente do Sindicato dos Pescadores comunicou em caráter oficial que: a Praia Mole e a Praia da Joaquina não serão fechadas para a pesca da Tainha, muito pelo contrário, estas duas praias estarão abertas para prática do Surf, e o mesmo orientou para que a FECASURF informasse para todos os surfistas que, quando chegarem nas praias fechadas dirijam-se primeiro aos barracos de pesca para obter as informações se realmente naquele dia a praia estará fechada para o surf.
Observação: Qualquer problema que os surfistas tiverem em qualquer praia, informe ao escritorio da FECASURF para que possamos tomar as devidas providencias.