Laird Hamilton concedeu hoje uma entrevista para a CNN expressando seu ponto de vista sobre os dois maiores destaques do último swell gigante em Nazaré, Portugal: Carlos Burle surfando – possívelmente – a maior onda já surfada, e o acidente que deixou Maya Gabeira entre a vida e a morte após um pesado wipeout.
O big rider californiano residente no Hawaii já é conhecido por suas declarações polêmicas, sendo inclusive autor de pesadas críticas ao recente movimento de resgate do surf na remada em picos de ondas gigantes como alternativa para o surf de tow-in. Dessa vez, não foi diferente. Em sua declaração à CNN, Laird critica a presença de Maya Gabeira em swells desta magnitude e descarta o possível recorde de Burle, considerando o feito como um wipeout.
“… o objetivo de se pegar ondas grandes é sempre estar seguro. E para isto, você deve primeiro pegar a onda e depois completá-la, se dirigindo a um ponto de segurança, onde você pode ser resgatado por um jetski. Se você for pego pela onda enquanto estiver surfando, nós chamamos isso de um wipeout, e isso é uma tentativa falha de acordo com a minha escola. Se ele [Carlos Burle] está dizendo que pegou a maior onda já surfada, eu diria que ele levou um wipeout na maior onda já surfada. Você não pode surfar a maior onda do mundo e não completá-la.”
Sobre o acidente de Maya, Laird Hamilton coloca a responsabilidade em cima de Burle, e faz novas críticas:
“… Maya não tem a técnica para estar nestas condições, e ela não deveria estar em ondas deste quilate. Eu sinto que é responsabilidade do Carlos [Burle] tomar conta dela, e ele teve sorte dela não ter se afogado.”
E você, o que acha? Para assistir as filmagens deste dia, siga pra cá.