Alguns surfistas nasceram para o freesurf. Dane Reynolds é o exemplo mais claro dos anos recentes, mas ele não está sozinho.
Jamie O’Brien fez durante anos o papel de promotor da vida de surfista fora do circuito da ASP, e talvez tenha ido longe demais em seus argumentos a ponto de descredibilizar seu ponto de vista como um todo. Porém, outros surfistas mesmo que não se pronunciando muito a respeito, são exemplos visíveis de que suas performances sem vestir a lycra de competição superam de longe aquelas que são resumidas em duas ondas durante uma bateria de 30 minutos. E se o quesito diversão e espontaniedade contasse no critério de julgamento, certamente surfistas como Dusty Payne e Yadin Nicol estariam recebendo notas acima da casa dos 8 pontos, diferentemente do que acontecia com suas tímidas performances no Tour.
No novo clipe do film maker Andrew Schoener filmado em alguns dias de ótimas ondas em Ventura e suas redondezas, Dane Reynolds e Yadin Nicol ilustram o estilo de surf só visto neles quando fora de uma lycra de competição.
Ah! Para mais desse Yadin, ao invés de suas participações nas etapas WQS, recorra a filmes como Modern Collective, Lost Atlas, Dear Suburbia e Year Zero.