A Wave Garden é a ultima palavra em tecnologia de piscina de ondas – ou ondas artificiais. Situada no País Basco (ao norte da Espanha), ela tem servido como experimento para a formação de ondas cada vez melhores e com o menor impacto ambiental possível.
Hoje, a versão 2.0 do projeto foi apresentada ao público com este vídeo contendo imagens das visitas dos surfistas profissionais Dane Reynolds, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Adriano de Souza, Jadson André, Taj Burrow, Craig Anderson, Dusty Payne, Aritz Aranburu e Pauline Ado, além de alguns iniciantes, surfando a parte mais amigável da onda.
Este é o intuito do projeto: servir como um campo de treinamento para surfistas profissionais de alto nível, assim como proporcionar um ambiente controlado para iniciantes no surf.
A onda pode ter até 1.3 metros (cerca de 30 centímetros a mais que sua antiga versão) e quebra simultâneamente para a direita e para a esquerda, proporcionando uma limpa parede e um tubo de até 20 segundos de duração. O projeto ainda pretende se expandir para outras locações como o Oriente Médio, Europa e América.
Esta é a única onda artificial do mundo que quebra em meio a um ambiente natural, a apenas 12 minutos do litoral, perto da fronteira com a França. Ela também consegue se manter gerando ondas ininterruptamente com o menor consumo de energia entre todos os projetos de piscinas de ondas já esboçados.
Com os depoimentos e as imagens do vídeo, dá pra se ter uma ideia do resultado do projeto, mesmo assim, nós trocamos uma ideia com Jadson André para que ele nos desse seu parecer sobre a visita ao pico:
“Eu nunca tinha surfado em uma piscina de ondas, nem mesmo na primeira versão da Wave Garden. Pelos vídeos que vi da primeira, a Wave Garden 2.0 parece ter mais tamanho e pressão. O que fiquei mais impressionado foi com a força da onda, e a própria formação, não muda nada de uma onda de praia. E também a esquerda e a direita vêm da mesma forma, então você escolhe o lado que quer treinar. Sem dúvidas ela favorece o surf de linha, porque você tem que fazer o base-lip, e se você vacilar, vai perder o timing e ficar pra trás da onda, então tem que fazer de tudo pra manter a linha…” – Jadson André