A menos de uma semana para a grande final do WCT 2014, as baterias do Round 1 do Billabong Pipe Masters já estão definidas. Em um primeiro olhar, o que chama a atenção é a falta dos nomes que estamos acostumados a ver surfando com uma lycra da ASP entre a elite mundial em Pipe nesta época do ano. Há nove anos atrás eram 16 deles, de cinco anos pra cá eram 8 “especialistas de Pipe”, mas este ano só duas vagas estão reservadas para eles no evento principal.
Estas duas vagas serão ocupadas pelos dois finalistas de um sofisticado evento de Trials, que terá transmissão ao vivo via webcast do primeiro ao quarto dia de janela do Pipe Masters, com 32 surfistas (sendo no mínimo 26 deles havaianos) e uma premiação total de $100.000 dólares que deve servir para amenizar a insatisfação de locais como Eddie Rothman quanto a mudança. Ricardo dos Santos também já está garantido no line up dos Trials.
No chaveamento do evento principal, Gabriel Medina e Mick Fanning disputarão suas primeiras baterias contra estes vencedores dos Trials, além de Aritz Aranburu na bateria de Medina e Adam Melling na bateria de Mick. Kelly Slater disputará a bateria nº 4 contra Matt Wilkinson e Mitch Coleborn. Medina, Mick e Kelly são os únicos surfistas com chances de título mundial e o brasileiro é o único que pode vencer sem depender de resultados, chegando a final do Pipe Masters. Caso Medina termine no Round 5, quartas ou semis, Fanning pode ser campeão mundial, e caso Medina caia no Round 3, Kelly também tem chances de título caso vença o Pipe Masters. O chaveamento completo do Round 1 do evento: