Após sua chegada às quartas de final do Quiksilver Pro France 2014, Gabriel Medina garante sua liderança no ranking mundial e a chance de um título mundial antecipado na próxima etapa em Peniche, Portugal, que terá início no dia 12. Acompanhe aqui a análise completa feita por João Carvalho sobre as possibilidades do título de Gabriel Medina e mais cinco concorrentes: Kelly Slater, Mick Fanning, Joel Parkinson, John John Florence, Taj Burrow e Michel Bourez.
Para não depender dos resultados dos seus seis concorrentes, Medina será consagrado como campeão mundial de 2014 se vencer a etapa portuguesa em Supertubos. Mas, ele pode ir derrubando adversários a cada bateria que passar em Portugal e ser campeão por antecedência por tanto que passe pelo menos duas baterias. Isto automaticamente tiraria Michel Bourez do páreo, forçaria Kelly Slater a conseguir no mínimo um terceiro lugar em Portugal para levar a decisão para o Havaí, Mick Fanning ser finalista para continuar na briga e Joel Parkinson e John John Florence a vencerem as duas últimas etapas.
Caso Gabriel Medina chegue nas semifinais, só não será campeão mundial se Slater ou Fanning vencerem o Rip Curl Pro e também o Billabong Pipe Masters. Se ainda passar para a grande final e terminar em segundo lugar em Portugal, também vai comemorar o título antecipado se a bateria final não for contra Kelly Slater, que continuaria necessitando de duas vitórias para superar os 62.800 pontos que Medina atingiria com o vice-campeonato na próxima etapa. Se Medina só passar por uma bateria em Portugal, a decisão do título automaticamente passará para a etapa de Pipeline.
Em breve aqui, o Podcast da última Sessão Hang Loose de Surf que rolou na Layback.FM, com uma discussão ao vivo sobre a etapa francesa do WCT com nosso convidado especial, o locutor Rick Lopes.