Depois da vitória de Conner Coffin na categoria Junior, no sábado, domingo foi a vez de Carissa Moore no feminino – em uma bateria disputada até os últimos segundos contra a local Courtney Conlogue – e Alejo Muniz na disputa mais esperada do evento, que vale como etapa Prime 6 estrelas.
O último dia de Vans USOpen of Surfing 2013 começou com a disputa entre Jadson André e Adriano de Souza pelas oitavas de final. Mineirinho levou a melhor, mas caiu na seguida contra Kolohe Andino em uma bateria apertada.
O terceiro representante brasileiro no último dia de campeonato era Alejo Muniz, que passou por Mitch Crews, Nat Young e Matt Banting para enfrentar o local californiano Kolohe Andino na final.
Com as condições do mar já muito deterioradas, Kolohe começou bem com um bonito aéreo, e entrando no clima da torcida com um escancarado claim, mas logo na seguida Alejo mostrou melhor desempenho nas marolas, com uma linha melhor desenhada e batidas mais fortes. Do meio pro final da bateria, as condições das ondas já eram bem ruins, e Kolohe não teve chance de virada diante do silêncio quase total de uma praia lotada em Huntington Beach.
Alejo desbancou o “dono” da festa em uma das etapas mais tradicionais de surf e assumiu a liderança dos 10 surfistas que se classificam para o WCT 2014 através do World Ranking da ASP (já que hoje Alejo não se classificaria diretamente pelo Ranking do WCT, onde se encontra em 31º lugar), mas o mais importante é ter feito isso com a humildade característica do catarinense, sempre demonstrando respeito e pé no chão em suas baterias e entrevistas vestindo a lycra de competição. Parabéns Alejo!