Ontem (domingo, 6), enquanto acontecia o Peah’i Challenge em Jaws, Pipeline também funcionava para a felicidade dos freesurfers, porém, o floridiano Evan Geiselman passou por momentos tensos que assustaram a todos.
Depois de ser engolido pela foam ball de uma onda de aproximadamente 15 pés, ele ficou embaixo d’água por três ondas até ser encontrado já desacordado pelo bodyboarder sul-africano Andre Botha, que o socorreu fazendo respiração boca-a-boca enquanto tentava carregá-lo para a praia. A corrente e a espuma que varria o inside dificultou bastante o salvamento, mas Andre fez um excelente trabalho até encontrar outros surfistas como Mick Fanning, Danny Fuller, Kalani Chapman, Brian Toth e salva-vidas que o ajudaram a chegar na areia. Depois de vomitar grandes quantidades de água, Evan acordou e foi levado ao hospital após alguns primeiros socorros. Ele se encontra em condições estáveis e agradeceu publicamente em seu instagram a todos que ajudaram a salvar sua vida, principalmente Andre Botha, a quem se refere como seu anjo da guarda.
Quem também se pronunciou foi seu irmão Eric Geiselman, através de seu instagram:
“Obrigado a todos, especialmente Andre, ele realmente foi o anjo da guarda de Evan. Todos agiram de forma tão heróica e nossa família só tem a agradecer. Nós também devemos nos lembrar que as condições eram sérias e isso é o que a mãe natureza é capaz de fazer. A comunidade do surf precisa se lembrar de sempre tirar um minuto para considerar as consequências de cada onda. Hoje nós somos muito abençoados de ainda ter Evan conosco.”