Neste sábado, dia 8, o Skatalites subiu ao palco do Circo Voador pela terceira vez, desde sua primeira apresentação na casa, em 2009.
Depois da belíssima abertura da big band Abayomy Afrobeat Orquestra, foi a vez da atração principal da noite roubar a cena. Sempre com sua formação modificada, dessa vez, os únicos membros originais da banda dos anos 60 eram o saxofonista Lester “Ska” Spencer e a “Rainha do Ska”, Doreen Sheffer.
O baterista Trevor “Sparrow” Thompson – o terceiro dos membros de Kingston, Jamaica – substituiu Lloyd Knibb, membro original da banda que morreu de enfarte no final do ano passado. Sparrow tinha uma árdua tarefa em suas mãos mas, apesar do estilo mais agressivo, completamente diferente do baterista original que se apresentou no Circo no ano passado, agradou ao público. E como não agradar? O show do Skatalites é sempre prestigiado com sorrisos e clima de festa.
Os inventores do ska/reggae de Kingston, se renovaram diversas vezes, com músicos parisienses, londrinos, nova iorquinos, mas sempre com o mesmo intuito de reproduzir o som jamaicano revolucionário que embalou o início das carreiras de nomes como Bob Marley, Peter Tosh, Jimmy Cliff entre diversos outros. Neste show, é claro que a presença da lenda que carrega o “Ska” em seu nome foi a principal atração.
Doreen Sheffer cantou os hits “You’re Wondering Now”, “Nice Time”, “Simmer Down” e “Sugar Sugar”, já “Rivers of Babylon”, foi cantada pelo saxofonista Azemobo “Zem” Audu, e o cover de Bob Marley “Three Little Birds” ficou à cargo do baterista Trevor “Sparrow”.
Não é nem preciso dizer que a clássica abertura – e fechamento – do show com “Freedom Sounds” continua incrívelmente contagiante, e que ao ouvir o primeiro verso de metais de “Guns of Navarone”, o Circo inteiro virou criança novamente.
São coisas que só o Skatalites faz por você.