O Future Roots de John Brown’s Body

Um estilo muito apreciado e escutado hoje em dia, e que tem feito cada vez mais sucesso nas vertentes do reggae, é o New Roots. Segue a linha do reggae roots, abordando os mesmos temas como paz, união, amor, desigualdade, religião, etc, só que com uma levada mais pesada e acelerada. Bateria com viradas mais complexas, linhas de baixo com com muito mais pressão e o uso da rima em cima do instrumental, são apenas algumas das características.

Acontece que o New Roots não é suficiente para enquadrar o John Brown´s Body. Eles preferem definir seu som como “Future Roots”, estilo que são pioneiros, e na verdade, uns dos únicos da vertente.

Originalmente de Boston e Nova Iorque, na ativa desde 1996, já lançaram 6 álbuns e tocaram em diversos festivais com grandes nomes de diferentes estilos, como Dave Matthews Band, Lauryn Hill, Flaming Lips, Jurassic 5, etc. Ganharam muitos prêmios e foram sempre muito bem aclamados pela crítica internacional, que os retrata como: “reverentes, porém revolucionários”, “um reggae inigualável com o que se vê por aí”, “o futuro do reggae”. Gravam seus discos pelo selo Easy Star, mesmo dos grandes Easy Star Allstars.

Ao longo desses anos, a formação da banda sofreu muitos altos e baixos, incluindo a morte do baixista Scott Palmer em 2006, que fez com que outros integrantes desistissem do projeto e isso quase resultou no encerramento da banda. Um dos que abandonaram a banda foi Kevin Kinsella, um dos fundadores, que estava constantemente em conflito com o co-fundador e hoje líder do grupo Elliot Martin. Kevin, sempre muito mais voltado ao reggae roots, não concordava com as ideias revolucionárias e inovadoras de Elliot, que sempre quis criar um som inédito. Após a saída de Kevin e mais três integrantes (dois deles foram para o Slightly Stoopid), Elliot se viu com mais liberdade e motivação para continuar seu projeto. Todas essas mudanças fizeram o JBB ser hoje o que é, podendo ser intitulado como “Future Roots”.

O som, embasado logicamente no reggae, tem muitas influências e elementos da música eletrônica, dub, funk, hiphop, dancehall e dubstep.

Suas músicas, sempre muito psicodélicas e regadas de efeitos, remete um pouco à mistura de Slightly Stoopid com o próprio Easy-Star Allstars no disco Dub Side Of The Moon, sem nunca deixar o reggae de lado. Isso tudo faz com que o JBB seja extremamente original e nada repetitivo, o que, infelizmente, acontece em muitas bandas de reggae. Pra quem curte um bom reggae, vale a investida nessa playlist. Enjoy!

Check it OutRadio Layback