Tommy Ramone foi ao lado de Dee Dee, Johnny e Joey um dos membros originais e fundadores do Ramones. Inicialmente, Tommy era o empresário da banda, já que os postos da guitarra, baixo e bateria já estavam ocupados. Joey era o encarregado das baquetas, e quando passou de baterista para vocalista, Tommy o substituiu, já que Joey tinha certas dificuldades em tocar bateria e cantar. Foi assim que Tommy além de empresário, também se tornou um dos membros da banda, onde gravou os primeiros três álbuns, Ramones, Leave Home e Rocket to Russia, no período de 1974-1978.
Em 1978 Tommy, cansado das turnês, decidiu parar de tocar bateria e continuar apenas como empresário e produtor da banda, e assim abriu espaço para Marky Ramone, que até hoje toca as músicas do Ramones com seu projeto Marky Ramone’s Blitzkrieg. Eles estiveram esse ano no Brasil, e a cobertura do show do Rio você confere aqui.
Como produtor, Tommy ainda trabalhou nos álbuns Road to Ruin e Too Tough to Die, do Ramones, além de produções para outras bandas ao longo dos anos 80. Tommy compôs a faixa I Wanna be Your Boyfriend e a famosa Blitzkrieg Bop em conjunto com Dee Dee, além de ter gravado muitos dos solos de guitarra em todos os álbuns que produziu. Ele é considerado em grande responsável pelo som característico dos Ramones, e seu estilo único de tocar bateria, posteriormente copiado e levado adiante por Tommy Ramone.
Tommy Ramone morreu ontem (11/07) aos 65 anos em sua residência em Nova York. Ele estava em recuperação de um intenso tratamento de câncer no ducto biliar. Assista acima à cerimônia onde Dee Dee, Johnny, Tommy e Marky Ramone foram induzidos ao Rock and Roll Hall of Fame em 2002.
Toda a extensa obra do Ramones, você confere diariamente na Sessão Rock da Radio Layback.