O ano de 2011 foi espetacular para o Rookie of The Year Julian Wilson. O australiano demonstrou com clareza que o World Tour é o seu lugar e representou de forma exemplar a nova geração do surf na elite. O garoto de 22 anos precisou de apenas quatro etapas para mostrar à que veio. Na véspera do Billabong Pro Tahiti, Julian demonstrou coragem e empolgação para encarar a assombrosa previsão do que se aproximava do arquipélago taitiano e, quando o campeonato foi interrompido devido à histórica ondulação gigantesca gerada por aquele swell, ele foi um dos únicos integrantes da elite que arriscou ser puxado em uma das bombas daquele dia.
Após o Taití, Julian Wilson deu início a uma sequência de atuações brilhantes. No Hurley Pro Trestles, despertou uma empolgante rivalidade contra o veterano Joel Parkinson, quando surpreendeu a todos com um varial off-the-lip seguido de um aéreo reverse na mesma onda, foi superado nos últimos instantes da bateria por Parko – que após, revelou achar o varial de Julian feio – e, após voltar da repescagem, deu um troco de respeito no conterrâneo. No Quiksilver Pro France, fez uma das finais mais bonitas da temporada, com uma espetacular troca de aéreos de alta performance com Gabriel Medina (confira vídeo abaixo).
O australiano de Sunshine Coast terminou o ano em 9º lugar no ranking da elite e atualmente ocupa a sétima posição no ranking unificado. Certamente ainda veremos muito de Julian Wilson, principalmente porque onde quer que passe, ele está sempre produzindo algum material em vídeo de sessões de freesurf. Nesta edição, você confere o melhor dos vídeos de surf apresentados por ele durante este ano em seu site julianwilson.com.
Mais uma vez (porque não?): aquela final de Julian Wilson contra Gabriel Medina, na França.