Gordo leva o bronze em Pico Alto

O palanque do evento. Foto: Hernandez / Divulgação

Go Gordo! O carioca Felipe Cesarano (foto) representou muito bem o Brasil na grande final do Billabong Pico Alto 2011, evento válido como a segunda etapa do circuito mundial de ondas grandes (BWWT), realizado nesta quinta-feira (11/08) em Pico Alto, Peru.

Após vencer a primeira etapa do tour no Chile, o saquaremense Marcos Monteiro estreou em Pico Alto com a responsabilidade de defender a liderança, mas acabou batendo na trave. Marquinhos ficou em quarto na sua primeira bateria, que teve o pernambucano Carlos Burle em primeiro. Vale ressaltar que as baterias dos eventos de ondas grandes contam com seis atletas, classificando-se os três primeiros.

Nesta mesma bateria, o baiano Danilo Couto, grande vencedor do XXL Big Wave Awards 2011, também foi eliminado após ficar na quinta colocação.

O Brasil voltou a ser representado no quarto e último confronto da primeira fase, com Cesarano entrando como alternate. Gordo se deu bem e passou em segundo, ficando atrás somente do experiente californiano Peter Mel.

Na primeira bateria da semifinal, Burle acabou eliminado, ficando na sexta colocação. A única esperança tupiniquim na prova era o franco-atirador Felipe Cesarano, que não carregava nenhuma responsabilidade nas costas, ao contrário dos compatriotas Burle, Danilo e Marquinhos.

Eis que Felipe não decepcionou e voltou a passar em segundo, desta vez deixando Peter Mel em terceiro na bateria vencida pelo português João de Macedo. Gordo estava na final, sua primeira, logo no segundo evento de ondas grandes do qual estava participando.

Na grande final, Cesarano começou liderando, abrindo a contagem com uma nota 6. As primeiras posições foram se alternando durante o derradeiro confronto entre o carioca, o aussie Ben Wilkinson e o californiano Peter Mel. Gordo chegou a descartar a sua primeira onda, após somar 6. 67 e 7.47, mas acabou na ótima terceira colocação, ficando atrás apenas de Mel e Wilkinson, primeiro e segundo lugares, respectivamente.

“Estou muito amarradão! Não tenho palavras pra dizer o quanto… Competir com meus ídolos e ainda ficar em terceiro foi um sonho!”, disse Gordinho após o evento.

Confira o BLOGBOOK de Felipe Cesarano no LAYBACK.

Resultado final do Billabong Pico Alto 2011:
1- Peter Mel (EUA)
2- Ben Wilkinson (AUS)
3- Felipe Cesarano (BRA)
4- Joao de Macedo (POR)
5- Jamie Sterling (HAW)
6- Kodiak Semsch (PER)
11- Carlos Burle (BRA)
13- Danilo Couto (BRA)
17- Marcos Monteiro (BRA)

Surf