"Dennis Tihara passeando por dentro de um ótimo tubo na Barra da Tijuca. Foto clássica de revista de surf, mas que por algum motivo não emplacou. São fotos assim que estão há anos estacionadas no meu computador, esperando um destino." – Hoje, a Layback te dá a oportunidade de conferir um pouco deste material do Rio de Pedro Fortes.
"Essa foto foi feita durante o WT na Barra da Tijuca. O surfista é o polêmico Bobby Martinez. Gosto muito dela, pois mostra um ângulo da Barra que não é comum de se ver. Porém, o que mais gosto dela, é que não vi nenhuma foto do evento nesse estilo. Nenhuma foto aberta nas revistas de surf, só close. Será que estou fazendo tudo errado?"
"Mais uma do WT. Nesse caso, o surfista é um dos Hobgoods. O dia não estava bom para fotografar, mas acho que por causa do conjunto de elementos na foto, o resultado final ficou bastante satisfatório."
"Paulinho Curi num dia clássico na Reserva. Enquanto toda a galera se degladiava no Alfabarra, eu, Paulinho e Schettino passamos horas surfando ondas como essa, sem ninguém dentro d`água. Um detalhe bastante interessante nessa foto, é que a ausência da luz ideal criou uma composição de imagem muito bonita."
"Mesmo dia da foto anterior. Tinha tanta onda que esquerdas como essa passavam sozinhas uma atrás da outra."
"Pedro Schettino no mesmo dia e local das fotos anteriores. Nessa hora o sol mostrou um pouco a cara, transformando essa foto numa das minhas preferidas! Análise da foto: Foco - OK, Luz - OK, Manobra - OK, Surfista - SNI. Reject!!!!"
"Kelly "Careca" Slater no Arpex. Surfa muito, mas virou FREGUÊS!!!!!"
"Uma das minhas melhores fotos. Caio Vaz em Ipanema. Quando as pessoas vêem essa foto, perguntam: "Foto pra capa? Página dupla?" Eu respondo: "Nããããão! Ninguém quer!! hahahha"
"Tiago Moura em Ipanema. Nesse dia, assim que vi as fotos, pensei: "Agora o pessoal vai ter que publicar!!". Coitado de mim...mal sabia eu que a luz está horrorosa, o surfista não está tão dentro do tubo, além de não ser famoso...mais uma foto perfeita pra entrar no conjunto Reject."
"Ricardinho durante o WT! Aéreo limpo e bem bonito!".
"Final de tarde em Ipanema, quase na hora de ligar o flash!"
"Revistas de surf: "Desculpe Pedro, mas essa foto não preenche nenhum dos requisitos que exigimos...o sol está muito contra...a onda está só começando a rodar...fica para a próxima..." Eu: "P**** mas é exatamente por isso que a foto é linda!!!" Nelson Pinto "iluminado" em Ipanema.
"Tripa fazendo tudo parecer mais fácil... Gostei muito da diferença de cores que a sombra na frente e o sol atrás proporcionaram."
"Tripa mandando um lindo aéreo na Joatinga. Esse dia a luz estava animal. Era final de tarde e tinha muita gente boa na água. Foi uma sorte em estar na praia esse dia. Resultado do dia: 10 fotos animais = 10 fotos Rejects."
"Acho que não existe maior alegria na vida do que chegar na praia e ver que tem boas ondas, com água clara e vento terral! Saudades desses dias...que esse maldito verão passe logo!! Nelson Pinto deve pensar a mesma coisa!"
"Tiaguinho Arraes fazendo o que mais gosta de fazer."
"Dennis Tihara no Leblon. Dia nublado e água clara, conjunto de fatores que criam sempre uma boa imagem...aos meus olhos."
"Alex Lima rabetando legal no Arpoador!"
"Alex Lima na boa em Ipanema."
"Tudo bem, a onda fechou, mas a foto não ficou linda? Alex Lima fez a festa nas marolas de Ipanema!"
"Para aqueles que acham que o Tiago Arraes só manda aéreo, aqui ele mostra que tem muito surfe de linha no pé também!"
"Fotos abertas mostram o que os olhos realmente vêem. Gabriel Pastori aproveitou a junção na Joatinga para garantir sua própria visão da praia."
"Igor Morais metendo o pé na canhota da Joatinga."
"Tubo largo para o "Japonês Kamikase" Dennis Tihara. Barra da Tijuca mostrando porque é um dos melhores picos do Rio de Janeiro."
Quando a série REJECT foi criada para a Layback, muitas pessoas me perguntaram “Reject? Porque esse nome?”, quase como se fosse degradante demais intitular assim fotos de surf desta qualidade.
Para quem não está familiarizado, este é um termo muito comum para nós que lidamos com a seleção de material e elaboração de pautas no dia-a-dia. Ele representa tudo que não passou na seleção do que é publicado; recebeu a cruel “guilhotinada”, seja à primeira vista ou de última hora, antes de um deadline.
A verdade é que as fotos presentes nesta série, independente de suas qualidades, são exatamente o que o nome diz: rejects. E é claro, existem motivos para isso: algum pequeno detalhe, talvez aquele sol que resolveu aparecer bem na hora do tubo, estourando o fundo da foto, ou a luz vindo de trás do surfista que o faz sair totalmente escuro. Às vezes a foto não retrata um ângulo familiar, daqueles que estamos acostumados a elogiar de cara e, às vezes, o mais fácil é simplesmente não arriscar e optar pelo convencional.
Sim, o trabalho de “carrasco” das fotos de surf muitas vezes não é fácil. Cada fotógrafo tem uma visão, um estilo próprio, e cabe ao editor, o dever de tentar se identificar com aquela perspectiva que ele estava tentando atingir no momento em que apertou o “botão de congelar momentos”.
Enxergar o que o fotógrafo enxerga no fruto de seu trabalho nem sempre é possível, e o caminho mais simples é o que leva àquela pastinha “rejkect”, escrito errado mesmo, na pressa, ou a própria pasta do material original entregue pelo fotógrafo, no momento pré-seleção, onde as fotos deixadas por último vão ficando e ficando e lá ficam por tempo indefinido.
Por outro lado, quando há a intenção de realmente explorar o ponto de vista próprio de um fotógrafo, os detalhes têm um papel primordial no processo. Aquele mesmo sol que escureceu o surfista, a luz que mudou na hora errada, o ângulo estranho… na pós-produção, são justamente realçados ao invés de disfarçados. É claro que a clássica foto de surf “na cara” do tubo, sem uma gota d’água na lente, ou aquela fechada no momento exato em que o surfista desenha um arco de água perfeito durante a rasgada, são do tipo que nunca sairão de moda e merecem devido valor. Mas ao mesmo tempo, o fotógrafo que experimenta com sua câmera e está sempre atrás do “algo mais”, dá margem para o inesperado, que, de certa forma, acaba assegurando a personalidade de suas fotos. A Layback preza pelo que é diferente, e esse tipo de material se encaixa perfeitamente com o estilo do site. Acho que não estou sozinho quando digo que ao conseguir entrar nesta “sintonia” com o material de um fotógrafo, o resultado fala por si só e vai muito além deste título de REJECT.
Portanto, é aí que está a “pegadinha” do título desta série. Guiado pelos relatos de Pedro Fortes, use o mesmo olhar diferenciado que ele usou para apreciar estas fotos de picos do Rio de Janeiro que estavam paradas no seu computador, e mude seu conceito de um material reject.
Confira mais de Pedro Fortes na matéria “REJECT: Tema Livre” e sem seu Blogbook.