GMac surfa montanha d’água de 90 pés em Portugal

A montanha d'água estimada em 90 pés de GMac em Portugal. Foto: POLVO / Jorge Leal & Wilson Ribeiro

O big rider irlandês Al Mennie, publicou em seu website a foto de uma verdadeira montanha d’água, estimada em 90 pés, que foi surfada nesta terça-feira pelo insano havaiano Garret McNamara na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

Com o título, “Que tal surfar uma onda doida de 90 pés antes do café da manhã em Portugal?”, Mennie relata a sessão realizada hoje, na qual ele, o parceiro inglês Andrew Cotton e Garret, surfaram as ondas mais assustadoras da história do pico durante o projeto ZON North Canyon Show 2011.

“Tudo parecia perfeito, o tempo, as ondas. Eu e o Cotty surfamos duas ondas grandes com cerca de 60 pés e depois foi a vez de Garret ser puxado. Detalhe que nós tinhamos acabado de surfar as ondas da série, mas sabe quando num dia normal, com ondas de 4 pés, surge uma onda do nada, com o dobro do tamanho? Pois foi assim. Quando quando Cotty começou a puxar Garret, eu os segui em outro jet. Assim que ele soltou a corda, estava posicionado perfeitamente e eu o vi descendo na maior onda que já havia visto na vida, que aparentava ter 80 pés certamente, mas talvez com uma visão mais direta sobre a onda, aparentaria ter uns 90. Aquela foi certamente uma das maiores ondas já surfadas se não a maior. Foi incrível. Quando assistimos a gravação em vídeo, percebemos que Garret não estava nem um pouco abalado com o que acabara de acontecer, pois ao agarrar de volta ao sled de Cutty, seu primeiro comentário foi: “na próxima, eu quero vir um pouco mais de trás”. Foi uma performance inspiradora de um surfista inspirador e eu tenho orgulho de ter participação na realização deste sonho de GMac. Depois o mar acalmou. Ficamos lá só absorvendo o que tinha acontecido, e tudo o que estava à nossa volta. Que dia!”

– Al Mennie

Não é a primeira vez que Garret McNamara dropa ondas gigantes em Portugal. E ele está de volta participando de mais uma missão de exploração às ondas da Nazaré, o ZON North Canyon Show 2011. Esta é a segunda missão de um projeto de três anos, iniciado em 2011, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré e patrocínio da ZON. O objetivo é promover internacionalmente a região, como destino e referência para os esportes praticados nas ondas, aproveitando a singularidade do “Canhão da Nazaré”.

O “Canhão”  trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilômetros de comprimento e que atinge cinco quilômetros de profundidade. Localizado em frente à Praia do Norte, o “Canhão de Nazaré” canaliza a ondulação do Atlântico para esta praia praticamente sem obstáculos, proporcionando a geração de ondas com um tamanho fora do normal, em comparação com o restante da costa portuguesa.

É possível que Garret tenha realizado sua famosa meta de surfar a maior onda já vista. Em uma declaração, ele disse:

“Muitos falam em surfar uma onda de 100 pés, mas eu já tenho mais de 40 anos e filhos para criar, 100 pés não daria para mim… teria que ser 120!”

Saiba mais sobre o projeto ZON North Canyon Show 2011 através do site: praiadonorte.com.pt

Surf