O Long Beach Dub Allstars se formou em 1997 como tributo e uma forma de encarar o luto deixado pela morte trágica de Bradley Nowell. Os amigos e ex-membros do Sublime se juntaram na época para dar continuidade a um legado e o florescimento de um sub-gênero musical que até então havia sido interrompido. A formação original contou com Bud Gaugh e Eric Wilson (ex-Sublime) na batera e no baixo, Ras-1 e o artista das bandas Opie Ortiz nos vocais, o produtor e empresário do Sublime Miguel Happoldt, Marshall ‘Ras MG’ Goodman como dj e percussionista, acompanhados ainda dos teclados de Ikey Owens (Mars Volta) e Jack Maness, além de Tim Wu na flauta e saxofone.
Desde o início a fundação da banda foi algo natural e necessária para o público que passou a lotar todos os shows e se emocionar com as homenagens prestadas à Bradley e Sublime. Novas composições começaram a surgir, e parcerias com nomes como Half Pint, Barrington Levy e Tippa Irie, que antes eram apenas usados em samples, passaram a ser constantes em shows e nas gravações dos dois álbuns Right Back (1999) e Wonders of the World (2001). A volta do uso de drogas por alguns dos integrantes e o lançamento de Wonders of the World bem no dia do ataque de 11 de setembro (o que fez com que o disco repercutisse bem menos que o esperado), culminou no fim da banda em 2002.
Daí pra frente, ao longo dos anos 2000, Miguel Happoldt e Ras MG seguiram produzindo nomes como Slightly Stoopid, Rebelution e Tomorrows Bad Seeds, até que em 2012 voltaram a se juntar a Opie Ortiz para alguns ensaios, que resultaram em alguns shows no segundo semestre sob o nome de L.B.D.A. O ponto alto foi o show de comemoração dos 25 anos da Skunk Records que rolou no festival California Roots em 2014, com a nova formação sem Bud, Eric e Ras-1. No início desse ano então veio a notícia de que o Long Beach Dub Allstars estava oficialmente de volta, junto com a confirmação de uma extensa turnê americana e novos membros na formação. Além dos originais, Miguel, Ras MG, Opie Ortiz, Jack Maness e Tim Wu, o LBDA ainda recebeu o reforço de dois grandes nomes, Ed Kampwirth (Suburban Rythm) no baixo e Roger Rivas (The Aggrolites) no orgão. Enfim, após 15 longos anos podemos dizer que o LBDA está de fato de volta, com direito a 2 novos singles que você confere abaixo, e a promessa de que no ano que vem virão novas composições e shows. E na pegada que eles estão, quem sabe eles não acabam pintando por aqui.
O som do Long Beach Dub Allstars, Sublime e outros nomes da cena californiana você escuta diariamente durante a nossa programação em Layback.FM.
Fonte: ThePier.org