Com o final do Vans World Cup of Surfing, cinco nomes do WQS estão garantidos no WCT 2015: Matt Banting, Wiggolly Dantas, Italo Ferreira, Keanu Asing e Dusty Payne. O ranking de acesso atual classifica até o 16º colocado, Ricardo Christie, por conta dos seis chamados Double Qualifiers, ou seja, os surfistas da elite que já garantem a classificação através do ranking WCT (top 22) e também aparecem no topo do ranking WQS. São eles os marcados em vermelho no ranking acima: Filipe Toledo, Julian Wilson, Jadson André, Adriano de Souza, Michel Bourez e Jordy Smith.
Adam Melling, Matt Wilkinson, Jeremy Flores e Brett Simpson atualmente precisam de suas posições no ranking WQS para se classificar, no entanto, caso consigam um resultado em Pipeline que os coloque entre os top 22 da elite, abrem suas vagas para os próximos colocados do ranking WQS. São eles: Tomas Hermes, Garrett Parkes, Jack Freestone e Joan Duru nesta mesma ordem.
Com o Billabong Pipe Masters começando na segunda-feira (dia 8), a torcida brasileira fica para que Wilko (24º) ou Adam Melling (25º) consigam escalar pelo menos 3 posições no ranking WCT para uma vaga seja liberada para Tomas Hermes no topo do ranking WQS. Lembrando que Adriano de Souza, Taj Burrow e CJ Hobgood estão fora da grande final do WCT por conta de contusão e estão dando lugar para Glenn Hall, Mitch Coleborn e Dusty Payne. Mais dois wildcards ainda serão definidos em um evento de trials em Pipeline. Para o chaveamento do primeiro round do Pipe Masters e tudo sobre os trials, rebobine pra cá.