Vai rolar esse sábado (12/07) no Rio de Janeiro, a primeira edição do Festival GRAAVE. Uma nova proposta que vai juntar o que há de melhor na bass music, abraçando todas as vertentes que descendem da cultura sound system. Duas pistas de dança equipadas com potentes sistemas de som, além de intervenções artísticas e vídeo mapping, irão transformar o Clube Internacional de Regatas, no Aterro do Flamengo, na nova casa de alguns dos coletivos que representam algumas das melhores festas da cena “Bass” carioca.
No line up representando os gêneros reggae/dub, hip hop, dubstep, trap, jungle e outros, um time pesadíssimo com os nomes Digitaldubs, YT, De Leve, Wladimir Gasper, Apavoramento, Omulu, The Groov, Breakz, Bangarang e Fayah.
Prepare-se para a GRAAVE escutando a playlist acima e saiba mais sobre as atrações:
DIGITALDUBS
Com 13 anos de estrada, o Digitaldubs é primeira equipe de som especializada em dub no Rio de Janeiro. Fundado por Marcus “MPC”, o coletivo é um dos principais representantes da cultura sound system na América Latina e vem, cada vez mais, conquistando reconhecimento na cena internacional. Seu sistema de som próprio – referência em qualidade de graves – amplificará a pista 1 da festa!
YT (Reino Unido)
O artista inglês YT (pronuncia-se ”uai-tí” – um trocadilho com a palavra white – branco em inglês) vem à anos mostrando sua versatilidade, tanto em sua carreira solo como nas colaborações com Congo Natty, Zion Train, DJ Vadim, Chinese Man, Mungo’s Hi Fi, Vibronics, Iration Steppas, entre outros. Se apresentou no final de junho em um dos maiores festivais do mundo, o Galstonbury, na Inglaterra.
DE LEVE
Um dos rappers mais influentes do Brasil, o niteroiense De Leve foi um dos fundadores do seminal coletivo Quinto Andar. Com humor ácido e muito sarcasmo suas críticas sociais são fortes, porém bem humoradas. Após lançar três discos, em 2009 se afastou da música para cuidar do filho. Esse ano De Leve volta com o single ”Estalactite” mostrando que está na sua melhor forma!
WLADIMIR GASPER
O beat-maker e multi-instrumentista autodidata Wladimir Gasper é cada vez mais requisitado nos line ups da cidade por conta de uma performace que impressiona. Como um ”homem-banda”, toca sozinho (e ao mesmo tempo) teclados, synths, samplers e efeitos, em composições que parecem freestyle.
APAVORAMENTO
Os djs John Woo e Blunt são militantes do Bass de longa data e movimentam o Rio fazendo festas como ”Shake Your …”, ”Caramba”, entre outras. Em seus sets misturam referências do miami bass, clássicos do funk e sons futuristas em sincronia com vídeos “apavorantes”.
OMULU
Sob o codinome Omulu, o produtor carioca Antmaper foi saudado pela crítica como uma das principais novidades da cena da bass no Brasil com uma mistura de funk, tecnobrega e batidas eletrônicas.
THE GROOV
A festa/coletivo The Groov apareceu há poucos anos pra renovar a cena hip hop e soul carioca, trazendo novos conceitos mas sempres focados na essência da cultura Black Music. O reggae e o afrobeat também fazem parte do cardápio do dj Ambassodors e a cantora Luana Karoo.
BREAKZ
Intervenções sonoras em espaço público é o mote da Breakz, que se tornou referência na cidade com muito breakbeat e afins sob o comando do veterano dj Pachu e a produtora Rebeca Dues.
BANGARANG
O Bangarang sound system traz pra GRAAVE o melhor da velha escola da música jamaicana, com muito ska, rocksteady e early reggae, tudo 100% em vinil!
FAYAH
O crew mais novo do line up faz uma apresentação audio-visual misturando dj set de Dancehall, Dubstep e 8bits com projeções em video-mapping.
Compre aqui seu ingresso antecipado.
Sintonize em layback.FM essa sexta-feira e veja como concorrer a dois ingressos para o festival.