A FCS anunciou o lançamento de dois novos sistemas de quilhas removíveis que prometem revolucionar o mercado.
O sistema FCS-II dispensa parafusos e chaves, com um encaixe por pressão compatível com os novos modelos de quilhas FCS. Este promete ser o substituto do sistema tradicional de quilhas FCS, que já é o padrão no mercado há cerca de 20 anos, mas a novidade ainda é compatível com as quilhas de modelos anteriores, que podem ser aparafusadas no novo copinho com o uso de um pequeno adaptador.
Em paralelo, a FCS anunciou o sistema de quilhas Origin, para quem procura a sensação de uma quilha fixa, com a praticidade das quilhas removíveis. A quilha Origin tem dois parafusos internos que se encaixam em um copinho especial que permite que a base da quilha fique afundada dentro da prancha, proporcionando uma suave transição entre o shape e a quilha, como se fizesse parte da laminação.
Entre os surfistas que já testaram e aprovaram as novas quilhas, estão Gabriel Medina, Kolohe Andino, Mick Fanning, Nick Rosza e Kierren Perrow. Mas as declarações mais contundentes sobre o novo sistema foram de Julian Wilson e CJ Hobgood, que concordaram em dizer que não imaginam como um sistema de quilhas pode ficar melhor que isso. As quilhas FCS-II têm previsão de lançamento no Brasil em outubro.