Depois do recuo da Analog para suas origens no mercado de snow gear – deixando atletas como Chippa Wilson e Nathan Fletcher “desempregados” – e a mudança de Bruce Irons da Volcom para a Fox, a notícia mais bombástica do mercado de surf esse ano provavelmente ainda está para acontecer.
Ao que tudo indica, a Nike Surfing está prestes a passar por uma mudança gigantesca, transportando todos os seus atletas para o time Hurley – marca comprada pela Nike nos Estados Unidos em 2002 – e recuando seus investimentos no mercado de surf, com a intenção de servir apenas como um patrocínio de calçados.
Os rumores iniciados pela revista australiana Stab Mag – e praticamente confirmados por Carissa Moore via Twitter – começaram a se espalhar na web por essa manhã, após uma reunião entre a Nike e todo o seu time de atletas que se encontra no Hawaii. Um anúncio oficial deve ser feito ainda hoje sobre o adesivo do emblemático )( tomando o lugar da – ainda mais emblemática – vírgula, no bico das pranchas de atletas como Alejo Muniz, Julian Wilson, Kolohe Andino, Nat Young, Michel Bourez, Carissa Moore, Laura Enever, Lakey Peterson… e mais: a possível inclusão do fenômeno John John Florence no time.
No mercado de surf há apenas dois anos, a marca que passou por uma grande mudança em 2012 – deixando de atuar no surf como Nike 6.0 para ter sua própria identidade como Nike Surfing – já havia anúnciado há dois meses atrás o cancelamento de seu maior investimento no mercado: o USOpen of Surfing, em Huntington Beach.
Vale ressaltar que, entre as maiores tentativas da Nike de se estabelecer de forma definitiva no surf, a formação do time feminino da marca é possivelmente a mais expressiva delas. O futuro da equipe que revolucionou o surf feminino, agora patrocinada por uma marca nunca antes representada por uma atleta, é só mais uma das dúvidas que nos ficam. Aguarde novidades.