O catarinense Jean da Silva tem hoje uma excelente oportunidade para uma classificação inédita na elite do WCT.
O campeão brasileiro de 2010 teve uma ótima corrida nas etapas classificatórias desse ano até aqui e ainda achou tempo e cabeça para desfrutar do surf em sua forma mais natural, como mostra o vídeo produzido pela Maresia com imagens das sessões de freesurf de Jean pelo mundo, editadas por Loïc Wirth.
Após ser eliminado no Round dos 96 do Reef Hawaiian Pro, somando 400pts, e com Willian Cardoso, Sebastian Ziets e Brett Simpson ainda na competição, Jean já caiu da 28ª para a 32ª posição do ranking unificado – contando que Bede Durbidge atualmente se classifica por estar entre os top 22 do WCT.
Ele hoje se encontra exatamente no limite da classificação para a elite e ainda deve torcer para a eliminação de Fred Pattachia e Keanu Asing – já garantidos nas quartas de final do Hawaiian Pro – para que continue nesta posição.
Porém, entre as três etapas do Hawaiian Triple Crown, são 24.000 pontos em jogo e, apesar dos cálculos e previsões, quase tudo pode acontecer. Isso sem contar que o Pipemasters servirá como uma ótima oportunidade de reclassificação para os surfistas do WCT fora da zona dos top 32 do ranking unificado, são eles: Raoni Monteiro, Heitor Alves e Kieren Perrow.
Independente de sua colocação no ranking, a atitude de Jean parece estar perfeitamente bem colocada, como o vídeo mostra, agora é só esperar para ver se é 2013 o ano em que veremos ele e seu conterrâneo Willian Cardoso na elite mundial.