Acabou que muitos dos palpites sobre o desfecho do USOpen Of Surfing 2012 não se concretizaram. Mineirinho enfrentou um inspirado Gabriel Medina, que protagonizou a única nota 10 do evento, com um aéreo extremamente invertido de backside, e superou a maior soma total do evento até então – sua também – com um 19.20.
Parecia que seria um dia daqueles – que nós já conhecemos – para Medina, mas por algum motivo ele não conseguiu dar continuidade a sua performance de forma inquestionável, como já o vimos fazer algumas vezes. Dessa vez, estava de certa forma mais emparelhado com Julian Wilson, o que permitiu que a vaga na final fosse entregue ao australiano pelos juízes, com um superestimado 8.44 para virar a bateria nos minutos finais por 4 décimos.
Superestimadas estavam também as rasgadas do aussie na final contra Miguel Pupo, que lutou até o último minuto, mas infelizmente não conseguiu superar a vantagem dada a Julian logo no início da bateria com um 9.13 por uma rasgada e uma batida (?).
De certa forma, o que fica cada vez mais clara é a presença dos brasileiros entre os melhores surfistas do mundo e a futura rivalidade entre John John Florence e Gabriel Medina. Enquanto Medina prova sua capacidade nos tubos e ondas grandes, John John mostra cada vez mais seu potencial nas marolas. Certamente esses dois ainda proporcionarão fortes emoções pelo WCT.