Após o evento de premiação do Surfer Poll Awards 2014, no North Shore, um discurso do australiano Noa Deane surpreendentemente tem gerado mais repercussão do que o segundo lugar de Kelly Slater, que perdeu seu primeiro prêmio de Surfer Of The Year em 10 anos para John John Florence.
Na verdade Noa já havia ganhado o prêmio de melhor curta, com o excelente Cheese II, e o A.I. Breakthrough Performance, em memória a Andy Irons, mas foi na recepcão do prêmio de melhor filme, Strange Ramblings, ao lado do diretor Joe G. e o elenco de Dion Agius, Creed McTaggart, Brandon Gibbens, Damien Hobgood, Alex e Koa Smith que Noa teve seu momento mais marcante. Três palavras: “Fuck the WSL“. A reação de todos não foi exatamente bem humorada como você pode ver no trecho acima.
Hoje, Noa escreveu um texto de desculpas em seu Instagram traduzido aqui sem pontuação e letras maiúsculas como qualquer bom post de Instagram:
“Eu queria me desculpar por minhas ações há duas noites atrás no surfer poll awards, foi incrívelmente estúpido, o que eu falei não foi direcionado a nenhum dos surfistas no tour e eles estão lá porque são os melhores surfistas do mundo e eu verdadeiramente respeito eles e acima de tudo eu queria me desculpar as pessoas do Hawaii e qualquer criança assistindo. Eu sou supostamente um exemplo no surf e minhas ações naquela noite não foram apropriadas e aquela não era a hora nem o lugar para expressar aquela opinião.
Minha única intenção era levantar o ponto do surf estar se tornando um esporte corporativo como o futebol mas eu consigo ver e entender como fui interpretado e peço desculpas… É com muita modéstia que recebi o AI award, uma pessoa que sempre admirei e me inspirei quando criança e amei seu surf, e não consigo acreditar que eu coloquei uma sombra na honra desse momento com minhas ações mais tarde naquela noite.” – Noa Deane.