A categoria Skateboard Vert dos X Games Foz do Iguaçu apresentou mudanças no seu formato e foi bastante criticada pelos competidores.
A disputa foi dividida em três fases: Lip Trick (pontuando as manobras de borda em um caixote com um death box posicionado em uma das paredes do vert), o Full Run (uma volta de 30 segundos) e o Best Trick (valorizando uma única manobra).
Durante a primeira parte, o Lip Trick, Bob Burnquist não se deu bem e optou por abandonar a competição alegando não gostar do novo formato e preferir preservar seu joelho. O defensor do título dos X Games Vert, PLG, terminou esta fase em primeiro, seguido de Marcelo Bastos e Andy McDonald.
Nos Full Runs, Bucky Lasek fez uma volta altamente técnica com excelentes variações de flips e grabs para ficar com o primeiro lugar. Sandro Dias fez diversas variações de 540 nas alturas, com seu bom e velho estilo Pit Bull, e ficou com o segundo lugar e Andy Mac em terceiro.
Na última parte da competição, o Best Trick, Bucky Lasek se colocou em um confortável primeiro lugar com um FS Nollie 360 Melon Grab, enquanto Sandro Dias acertou um excelente 900º que ele não acertava há algum tempo em competições (o mini-freak Tom Shaar também acertou um, mas menos pontuado pela menor altura) e Marcelo Bastos conseguiu o terceiro lugar no final da prova com um difícil Bigspin Flip.
Final: Bucky Lasek com o ouro, Sandro Dias com a prata e Marcelo Bastos com o bronze. Assista às performances de Mineirinho e Marcelo Bastos abaixo: