Nos dias 13 e 14 de maio, mais um swell gigante fez a bancada de Teahupoo no Taití funcionar com tubos monstruosos, e é claro que alguns dos maiores surfistas de ondas grandes do mundo não perderam esta oportunidade.
Kealii Mamala, Landon McNamara, Mikey Wright, Hira Teriinatoofa, Mark Healey, Peter Mel, Keala Kennelly, Laird Hamilton, Benjamin Sanchis, Raimana Van Bastolaer, Alain Riou, Koa Rothman, Makua Rothman, Laurie Towner, Wade Goodall, Garett McNamara, Manoa Drollett, Kalani Chapman, Alex Gray… esses eram só alguns dos nomes no lineup.
Entre os brasileiros, Ricardo dos Santos deixou o marasmo do Rio Pro – ou a falta de… – e embarcou de surpresa pra chegar no segundo dia de swell e pegar uma bomba. Carlos Burle, Maya Gabeira, Felipe Cesarano e Pedro Scooby também marcaram presença, porém, Scooby teve a falta de sorte de voltar com o lip de sua primeira onda e ir de encontro com a bancada. A viagem terminou mais cedo do que planejada para ele, mas já já ele conta essa história pra gente.
Nos gráficos de previsão, o swell prometia algo semelhante ao swell Code Red, de agosto de 2011, e o que se viu foi algo bem perto disso, mas com condições um pouco mais “amigáveis” – um adjetivo difícil de caber neste texto.
Entre os destaques deste swell estão o havaiano Koa Rothman, que pegou aquela considerada por muitos como “a onda do swell” e o local taitiano Raimana Van Bastolaer, com mais uma aula de performance em seu quintal. A performance de Raimana e a onda de Koa Rothman você assiste aqui. To be continued…