O melhor surfista de 16 anos do mundo?

O catarinense Yago Dora se tornou rapidamente uma das maiores promessas da futura geração de surfistas brasileiros. Desde quando fizemos aquela apresentação do garoto aqui na Layback, há um ano atrás, muita coisa mudou… pra melhor.

Yago é a atual aposta da Volcom Brasil, e com esse patrocínio, vieram mais dois, a Monster Energy e a DC Shoes. Com apenas 16 anos de idade, o “Goat” já conseguiu um título inédito para o Brasil, vencendo o Volcomania VQS 2012, na Califórnia, pela categoria Juniors.

Os vídeos de Yago que aparecem na web surpreendem cada vez mais e, depois de assistir ao mais novo deles – editado pela produtora Might B, dos irmãos Igor e Ian Gouveia – trocamos uma ideia com Daniel Cortez, team manager da Volcom Brasil. Cortez já trabalhou com outras jovens promessas no passado – já ouviram falar de Gabriel Medina? – e hoje tem todas as suas fichas apostadas em um só nome.

Layback: Fale um pouco sobre a nova aposta da Volcom.

Daniel Cortez: Yago um menino de 16 anos, com quem tenho o prazer enorme de trabalhar hoje. Primeiramente pelo nível técnico que esse garoto apresenta.

Arrisco dizer que, para mim, ele é o melhor surfista do mundo até 16 anos. Fiquei alguns anos observando toda essa nova geração e vi no Yago algo que já tinha visto em outro garoto, que hoje já é um sólido integrante do WCT.

Isso sem falar no DNA, herdado do seu Pai, ex-surfista profissional, e hoje em dia seu técnico. Resumindo, eu aposto todas as minhas fichas no Yago.

Layback: O que exatamente você viu no Yago de diferencial em relação a outros atletas que você já tenha trabalhado junto?

Daniel Cortez: Em primeiro lugar, o estilo de surf. Fora isso, a postura e a quantidade de cartas na mangas que o garoto tem. Hoje em dia isso é tudo no surf mundial, você ter cartas na manga é o grande negócio, é o que movimenta… em todos os sentidos. Outro lado que analiso também é o lado familiar, que no caso é nota 10. O moleque é super educado, tranquilo, gente finíssima. E por último, pensando lá na frente, vejo algo que considero muito importante, que é o porte físico do garoto. Com só 16 anos, a carcaça é visível e será muito boa para um surfista top do mundo, ou seja: pacote completo. Algo que não via há tempos!

Layback: E no ambiente de competição, como você acha que ele se sai?

Daniel Cortez: Ele gosta… é um início! A evolução do Yago está sendo surpreendente. Até o iníco do ano, ele nao tinha nem patrocínio! Levei ele para a Califórnia, onde ele foi campeão do mundo no VQS, coisa que nenhum brasileiro tinha feito, nem mesmo Gabriel Medina, Jessé Mendes, Ian Gouveia, e outros vários que levamos. Como falei, as cartas na manga ele já tem, agora está aprendendo a jogar o jogo. Não dá pra acreditar que ele começou a surfar há só seis anos!

Layback: Então, essa temporada havaiana promete?

Daniel Cortez: Acredito que sim. Primeiro porque já conseguimos pra ele duas semanas de estadia na casa da Volcom, de frente pra Pipeline. Junto com ele estará Heitor Pereira, que tem know how de anos no Hawaii, e desce mesmo!  Fora que ele já está indo para sua quinta temporada. O mínimo que posso afirmar é que vem coisa boa por aí, e digo mais, vai surpreender muita gente…


No fim do mês passado, Yago venceu a etapa classificatória de Florianópolis para o Red Bull Tube & Air, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de dezembro em Fernando de Noronha. Logo em seguida, no dia 18, ele embarca para o Hawaii, onde permanecerá durante a temporada inteira.

Layback TVSurf