Em outro dia intenso de competição em Pipeline, os Rounds 3 e 4 do Pipe Masters foram finalizados e a briga pelo título mundial se mantém viva entre Mick Fanning e Kelly Slater.
Mick foi mandado para a repescagem do Round 5 por John John Florence, mas caso se salve, ainda terá que passar outra bateria chegando as semis e garantindo oficialmente seu terceiro título mundial. Enquanto isso, com as duas maiores somas de notas do dia, Kelly Slater já deu suas dicas de que não facilitará nem um pouco missão do aussie. Com as estatísticas impressionantes de Kelly em Pipeline, é difícil não pensar na possibilidade de uma vitória dele no evento, assim como a conquista de seu décimo segundo título mundial.
Entre os brasileiros, Gabriel Medina proporcionou a disputa mais emocionante do dia contra o ídolo local John John Florence, e liderou durante a maior parte do tempo, até John John achar a bomba que tanto procurava com apenas dois minutos restantes de bateria, e virar o jogo quase com uma nota 10.
Miguel Pupo surpreendeu muita gente mostrando uma técnica incrível nos tubos secos de Pipe, e agora é o único brasileiro vivo na competição, além de ter sua vaga no WCT 2014 mais do que garantida. Pelo Round 5, ele agora enfrenta Jeremy Flores, que é o único surfista capaz de tirar o título do Hawaiian Triple Crown das mãos do taitiano Michel Bourez, derrotado pelo próprio Jeremy no Round 3.
Round 5 do Billabong Pipe Masters 2013:
1: C.J. Hobgood (USA) vs. Mick Fanning (AUS)
2: Nat Young (USA) vs. Julian Wilson (AUS)
3: Sebastian Zietz (HAW) vs. Kai Otton (AUS)
4: Jeremy Flores (FRA) vs. Miguel Pupo (BRA)