Yago Dora tem apenas 15 anos e já mostra sinais convincentes de um futuro promissor. O paranaense é treinado por seu pai, Leandro Grilo, dono de um projeto que visa ajudar a aprimorar o surf de jovens talentos. A aprimoreSurf conta com surfistas como Lucas Silveira, Ricardo dos Santos e Ian Gouveia. Pelos nomes, já deu para perceber que, com certeza, o que quer que ele esteja fazendo com os garotos, está dando muito certo.
“A base do trabalho são as filmagens e vídeo análise com correções de movimentos. Dependendo da necessidade de evolução, trabalhamos em alguns instrumentos de treino que eu mesmo desenvolvi.”
Leandro Grilo acompanha os atletas em viagens e sua dedicação diária ao trabalho se faz muito produtiva. No caso de Yago, o garoto que começou a surfar com 11 anos já tem planos para correr todo o circuito brasileiro e paulista do ano que vem e tentar uma vaga no amador, mesmo com a paixão que demostra pelo freesurf. “Meu maior sonho é poder viajar o mundo todo surfando e me divertindo com os amigos…” – relata Yago, que apesar da pouca idade, já carrega uma boa bagagem de viagens no currículo. “Já estive no Peru, México, Havaí… todas foram experiências ótimas. Gosto muito de surfar Rocky Point e Pipeline, que mesmo com o mar pequeno, é o lugar mais assustador de todos. Gosto muito do Peru também, para evoluir a linha de surf e tentar manobras novas. Já o México é incrível por sua infinidade de direitas perfeitas e tubulares.”
Yago vem evoluindo com extrema rapidez e, ao ver os vídeos do garoto, filmados no mês passado em Santa Catarina, a associação à tão comentada #BrazilianStorm é inevitável. É… pelo visto o tempo vai fechar ainda mais.