Kelly Slater chegou ao Billabong Pipe Masters ainda como terceiro maior concorrente ao título mundial do WCT. Em sua primeira bateria, sofreu uma virada de última hora impressionante de Adam Melling que o levou para a repescagem do Round 2. No Round 2 derrotou o local Reef McIntosh com uma ótima performance para voltar a disputa do título por mais alguns dias enquanto o evento se encontrava paralizado por condições inapropriadas. Com a chegada das ondas em Pipe, o último dia de campeonato foi colocado na água e Kelly sofreu mais uma incrível virada de última hora, dessa vez por Alejo Muniz, para eliminar de vez suas chances de título mundial e de mais uma vitória no Pipe Masters.
Pelo seu Instagram, Kelly já teceu comentários e elogios sobre Gabriel Medina e também já recebeu diversas críticas da legião de fãs do atual campeão mundial. Ontem, ele voltou a expor suas opiniões, sempre de forma sincera e pessoal:
“Não tem como negar… esse cara brilhou o ano inteiro. Um mais que merecido campeão mundial, Gabriel Medina. Parabéns. Ele estabeleceu o nível de performance e dedicação a competição e, fazendo isso, mudou sua posição de desafiante para líder. Com o peso de um país em seus ombros ele fez todas as escolhas certas para manter sua cabeça focada e atingir seu sonho. Eu acho irado como ele superou todos os desafios que foram jogados em cima dele, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Para ser honesto, eu estava torcendo pro Mick Fanning fazer a mágica hoje mas estou muito feliz que a vitória foi para Gabriel no final. Ver a atmosfera ao seu redor é ver uma situação rara acontecendo no mundo dos esportes e por mais intimidador que seja para seus competidores, é ótimo para o esporte e um grande desafio para qualquer um de seus oponentes. Ele é certamente um campeão mais que merecedor. Ótimo trabalho hoje também de Alejo Muniz por um grande evento e boa sorte a todos os outros competidores do Pipe Masters. E obrigado a todos pelo suporte por todos esses anos. Respeito! Selife de GoPro no Taiti.” – Kelly Slater.