Depois das considerações públicas de Kelly Slater sobre Gabriel Medina, Joel Parkinson concedeu uma entrevista a revista australiana StabMag, na qual também compartilha suas opiniões sobre o campeão mundial.
Parko perdeu a primeira etapa do ano em uma final contra Medina em seu homebreak, Snapper Rocks, na Gold Coast australiana, e quando perguntado se depois daquilo imaginava Medina disputando um título mundial em Pipe, não hesitou: “Sim. Ele é bizarro. Ele é o surfista de talento mais inacreditável de todos que eu vi em algum tempo. John John Florence é provavelmente mais bizarro, mas Gabriel tem uma habilidade incrível de vencer.” – disse Parko.“É sua confiança, mesmo simplesmente andando pela praia. Ele tem uma habilidade incrível de se colocar nas posições certas para achar as ondas. Para muitos caras que chegam no Tour é uma dificuldade decifrar Teahupoo e Fiji e Pipe, e essas ondas mais difíceis. Beachbreaks e pointbreaks são fáceis, mas Gabriel realmente conhece os lineups mais difíceis e aprendeu mais rápido que todos.” – continua o campeão mundial de 2012.
Os elogios de Parko foram amenizados no entanto quando colocado em comparação com a velha guarda. Kelly, Mick e o próprio Parko detém o troféu da ASP em suas mãos por uma década. Quando perguntado se ele achava que Medina foi o melhor surfista competitivo deste ano, ele fica mais dividido: “Eu diria que ele foi o melhor competidor de um modo geral, sim. Mas eu diria que Mick foi melhor quando ele precisava ter sido. Quando Mick precisava de resultados, e quando a pressão estava em cima dele, ele se garantiu. Quando Gabriel tropeçou no evento de Portugal, Mick aproveitou sua oportunidade de se manter vivo na disputa. Ele fez isso em J-Bay também. Mas ele não se mostrou o melhor surfista nos eventos que ele venceu.”, sobre a tão falada troca de guardas: “A elite sobressai. Com Gabriel vencendo esse ano e todo mundo pensando ‘oh, é a troca de guardas’, eu aposto que Kelly e Mick podem continuar mais cinco anos ganhando títulos. Ou eu mesmo. Eu poderia ganhar mais um. Você não pode comprar experiência nesse Tour. Quando você sabe como ganhar nos lugares, é difícil ser batido.”. É claro que só o tempo dirá realmente, mas e você, concorda com Parko?