Em abril, o potiguar de Baía Formosa de 19 anos, Ítalo Ferreira, sagrou-se campeão brasileiro sub-20, batendo o então campeão Krystian Kymerson na final da etapa Oakley Pro Jr., na Praia do Campeche, Florianópolis. Duas semanas depois, uma contusão afastou o campeão da água por dois meses…
Layback: Como foi essa contusão?
Italo: Assim que que fui Campeão Brasileiro Pro Junior, voltei para minha terra, Baia formosa/RN, e fui surfar em um fim de tarde lá no Pontal, onde treino todos os dias, com meu colega Jonathan, que me filma. Há pouco tempo eu começei acertar uma manobra chamada Rodeo Flip, e já tinha voltado de alguns, mas não tão altos. O meu objetivo era voltar de um bem alto para concorrer no melhor aéreo do campeoanto da Greenish, quando mandei esse aéreo, não vi que estava no final da onda e caí no seco, de mal jeito. Com o peso do corpo todo em cima do meu pé esquerdo, torci o tornozelo.
Layback: E depois dessa, rolou um trauma do Rodeo Flip?
Italo: Na verdade, assim que eu ficar 100%, vou tentar de novo porque eu fiquei uns três anos pra acertar essa manobra e quando consegui, umas cinco vezes, na sexta eu me machuquei. Não vai ser essa torção que vai fazer eu desistir dela. Mas, vou mandar com cuidado.
Layback: Pelas imagens do vídeo do seu retorno, a fisioterapia funcionou bem, então?
Italo: (risos). Sim, as imagens foram feitas em 3 dias de surf, até eu me machucar de novo…
Layback: Então você está novamente fora d’água?
Italo: Sim. Fui para Ubatuba com a equipe Oakley, fazer um surf treino, e machuquei o tornozelo novamente no mesmo lugar. Foi logo assim que cheguei em Ubatuba, fui surfar no fim de tarde e, na terceira onda, subi na prancha errado. Eu não senti nada e continuei surfando, mas quando sai da água vi o pé inchado.
Layback: Depois de todos esses voos você se machuca em um drop?
Italo: (risos) Lá em Ubatuba, a onda tem um balanço, aí quando fui ficar de pé, a onda balançou e o pé de trás, que é o esquerdo, dobrou!
Layback: E quanto tempo mais você acha que precisa para se recuperar?
Italo: Acho que mais duas semanas. Estou fazendo um tratamento com a Marazul muito bom.
Layback: Bom, e agora como campeão Sub-20, qual é a próxima meta?
Italo: Campeão Sul Americano Sub-20!
Layback: Boa! De quem você pega a inspiração?
Italo: Jadson André, Clay Marzo, Gabriel Medina, Julian Wilson e Craig Anderson.
Layback: Pelo momento difícil que o Jádson também está passando, vocês tem conversado muito?
Italo: Sim, ele me ajuda muito! Me dá vários conselhos, diz o que eu tenho que fazer e o que não tenho… só tenho a agradecer pela força e espero um dia poder competir contra ele em algum QS ou no World Tour, que é o meu objetivo principal em nome de Senhor Jesus.
Layback: A confiança hoje, como campeão sub-20 ajuda também?
Italo: Um pouco, mas não o suficiente. Ainda falta o sul-americano e o mundial Pro Jr!
Layback: Agradecimentos?
Italo: Queria agradecer ao Pinga, por todo o trabalho que ele tem feito comigo e a Marazul por cuidar muito bem de mim!