O big rider Garret McNamarra, que recentemente desafiou o recorde mundial de maior onda já surfada, descendo uma montanha d’água estimada em 90 pés na Praia do Norte, em Portugal, continua “inventando moda” por lá.
Desta vez ele surfou uma onda estimada em 45 pés, em uma gun de 10’4 impulsionada pelo sistema de propulsão WaveJet. GMac vem fazendo o papel de embaixador do polêmico projeto de pranchas motorizadas. O WaveJet é uma peça de plastico que necessita de uma cavidade de aproximadamente 7 cm de profundidade no fundo da prancha para ser encaixada e, com uma bateria de lithium e dois motores, o sistema de propulsão é controlado por um relógio de pulso que funciona como um controle remoto e proporciona uma velocidade média de 12km/h na água.
A funcionalidade do sistema é evidente, mas será que desta vez foram longe demais? A polêmica toda gira em torno da pergunta “Isto ainda pode ser considerado surf?”. E, é claro, um pouco também é direcionado ao método usado por Garret para estimar o tamanho das ondas que vem surfando recentemente.
O sempre irreverente Matt Wilkinson deu seu parecer sobre um caso isolado durante o Pipe Masters que rolou semana passada, pelo seu twitter:
“Acabei de ver o GMac quebrando um WaveJet de $4.500 dólares no lineup de Pipe. Remar teria sido uma melhor opção!”
Queremos ouvir suas próprias conclusões sobre o assunto.