No aniversário de dois anos da morte de um dos maiores ícones da história do surf, o havaiano Andy Irons, vale lembrar seu depoimento sobre a onda que foi um marco em sua carreira.
Sempre dominado por seu instinto competitivo, Andy nos proporcionou momentos como esse, em que dropou uma onda gigante do ponto crítico em Teahupoo, impulsionado pelo propósito de não deixar seu irmão Bruce ficar com o mérito.
“Eu estava congelado de medo. Eu pensei que literalmente ia morrer! Meu irmão estava lá e ele estava indo na onda, essa foi a única razão que fez eu dropar, para não deixar ele ficar com a glória. Eu preferiria rodar com o lip daquela onda, cair de cabeça no reef e me arrebentar, do que deixar completar aquele tubo, conseguir a foto, as capas, e todo mundo falando sobre ele, achando que ele é legal. Então eu remei pra o drop, meu irmão viu eu encaixando na onda e ele sabia que eu estava indo para o tudo ou nada e falou ‘é melhor você ir seu $#%!’. Então eu segurei a borda da prancha e travei de medo. A água estava tão azul que eu vi a bancada logo ali, a onda sugou e eu perdi o controle da rabeta. Ali eu queria pular fora mas eu estava com tanto medo que meu braço estava travado, e foi então que a onda me agarrou e me cuspiu…” – Andy Irons