O Vans World Cup of Surfing voltou para a água novamente em condições pesadas em Sunset Beach. O Round 2 da segunda jóia do Vans Hawaiian Triple Crown representou o fim da linha para a classificação no WCT 2015 para alguns dos guerreiros do WQS, incluindo os brasileiros Jessé Mendes e Willian Cardoso. As chances de Jack Freestone, até então ocupando a última posição da zona de classificação do WQS, também foram destruídas com sua derrota, assim como Carlos Muñoz, Michael Dunphy, Torrey Meister e Nathan Hedge, todos até então beirando a zona de classificação para o WCT 2015.
Quem se deu bem foi o italiano Leonardo Fioravanti, que conseguiu o melhor score do dia para se garantir no Round 3 e tentar a classificação vindo da 25ª posição do ranking. Ele disputará com um inspirado Dusty Payne, que também está no Round 3, assim como Charly Martin, Ricardo Christie e Billy Stairmand, todos com grandes chances de classificação caso consigam um bom resultado em Sunset. Lembrando que Keanu Asing segue classificado até aqui, tendo sua vaga no Round 3 garantida também.
Vale destacar o mais novo brasileiro na lista de competidores do WCT 2015, Italo Ferreira, que surpreendeu com seu surf de borda para passar em primeiro para o Round 3. Ele fará companhia aos outros dois brasileiros que passaram juntos na décima bateria, Lucas Silveira e David do Carmo. Os únicos brasileiros ainda lutando por uma classificação são Raoni Monteiro e Alejo Muniz (não classificados até agora através do ranking WCT por estarem fora da bolha dos primeiros 22 colocados), que farão sua estreia no evento quando o Round 3 tiver início. Tomas Hermes ainda é o oitavo surfista classificado para o WCT 2015 até então, mas com sua derrota ontem, dependerá da sorte para manter esta posição até o final do evento.