Rolou no último sábado (12/07) a primeira edição do Festival Graave, no Aterro do Flamengo, RJ. Como era de se esperar, a galera representou e compareceu em peso no evento, preenchendo as duas pistas da festa durante toda a noite. Na pista Underground, no subsolo do clube, rolaram os sets e apresentações de Breakz, Apavoramento, De Leve, Wladimir Gasper e Omulu.
Na pista externa, ao lado da piscina e com vista para a Baía de Guanabara, estava armada a parede de caixas de som do sound system do Digitaldubs, que desde o início da noite já deixavam o grave rolar solto. A noite começou com o set do coletivo Fayah, que foi seguido por The Groov, com um set dessa vez voltado à música jamaicana. Em seguida foi a vez do Bangarang soltar as pedras de seus vinis com muito reggae roots dos anos 60 e 70. Aos poucos MPC do Digitaldubs ia assumindo o posto dando continuidade à sequencia roots que estava rolando. No auge da noite, o MC inglês YT assumiu o mic já dando início a sua apresentação com a pedrada Mr. Politician, e logo depois a recém lançada World Cup Report, que faz críticas à Fifa e ao governo brasileiro. Jeru Banto também assumiu o microfone em alguns momentos, soltando suas rimas também ao som das bases de MPC.
O baile teve seguimento em um excelente clima, com geral se divertindo e dançando, e o mic sendo revezado pelos MCs até altas horas, quando o sol começou a raiar. A proposta de unir a cena do underground carioca em um só lugar se provou totalmente possível na estreia da Graave. Que venha a próxima!