Fat Mike, do Nofx, em entrevista para a Billboard

O Nofx se apresentou ao lado de inúmeras outras bandas no épico festival Riot Fest de Chicago, no final de semana passado. Em comemoração aos dez anos do festival, dez bandas foram escolhidas do line up para tocar os dez álbuns essenciais na íntegra durante suas apresentações. Foi o caso do Nofx (Punk in Drublic), The Offspring (Smash), Slayer (Reign in Blood) e Descendents (Milo Goes to College) entre outros, que com certeza fizeram a cabeça de muitos fãs por lá. O Nofx, além do Punk in Drublic, ainda tocou a rara The Decline (de 18 minutos) inteirinha de brinde. No dia seguinte, a Billboard esteve com o lendário vocalista da banda, Fat Mike, e trocou uma ideia com ele sobre punk, drogas e o Backstage Passport 2 – continuação do excelente documentário que mostrou a turnê mundial da banda em 2008 – em uma entrevista sincera e hilária que você confere toda abaixo:


 

Você é o filho da puta mais engraçado do rock.
Ah, muito obrigado! Que coisa agradável de se dizer.

Eu achei que você tinha dito que o Offspring era a sétima melhor banda do Riot Fest.
Eu menti, eles foram muito pior que isso. Fomos ver Rise Against, eles são muito bons. Acho que a melhor banda do Riot Fest vai ser o Weezer. Se você levar em consideração o Blue Album, o Green Album e Pinkerton, e eles vão tocar o Pinkerton, eu com certeza vou estar lá para ver todo o Pinkerton! A “Pink Triangle” é minha amiga, a Cindy Mah, ela é a garota da qual eles escreveram. Eu costumava dar Vicodin para o Rivers Cuomo [vocalista do Weezer] todos os dias na Warped Tour. Ele vinha bater na porta do meu ônibus, “Mike, você me dá aquela coisa de novo?”

Tem alguma banda que você esteja animado para reencontrar e que se orgulhe da postura deles?
Tenho orgulho de muitas bandas. A coisa que mais me incomoda, é que algumas das melhores bandas da minha gravadora não estouraram, como o Real McKenzies, eles são punks de verdade. Quando eu estava gravando eles, eles tomavam speed, fumavam crack e chegaram a injetar cetamina. Enquanto eu produzia o disco eu pensava: “Isso é incrível, uma banda punk de verdade.”

Mas então usar cetamina é ser punk de verdade?
Injetar cetamina sim. O que é ser punk de verdade? Você pode jogar uma lata de feijão em uma pessoa velha e dizer: “Eu sou punk”. Punk é tudo que é antissocial, na verdade.

O que é punk pra você então?
Música punk é música boa tocada por músicos de merda, bêbados, e que também estão drogados.

Quando o punk começou?
Eu vou de Ramones. Stooges era uma banda de garagem que botava pra fuder, MC5 apenas tocava um pouco rápido e eram politizados. Mas MC5 começou o punk? Porra nenhuma! Ramones foi a banda que antes de mais nada foi para o Reino Unido, e fizeram com que 80 bandas começassem a tocar, de tão bom que eles eram. Em Nova Iorque, havia algumas bandas antes deles: os Vibrators, Dictators, eles meio que tinham o som, mas eles eram metal. Ramones eram crianças idiotas, usando drogas, que chegaram lá.

Quais as novidades que estão vindo por aí?
Temos o Backstage Passport 2 que vai sair. Estamos trabalhando em um acordo com o Netflix, que vai ser bem legal, conteúdo exclusivo Netflix. Tivemos o Backstage Passport 1, onde fomos a países onde nenhuma banda vai, cheirando cetamina e ecstasy em Singapura, algo que você não deveria fazer, Israel, Russia, Indonésia, Filipinas. Tivemos diversos problemas e não fizemos dinheiro nenhum. Foi um desastre, mas foi muito divertido. Esse agora será mais sobre a América do Sul, recompensando todos os shows que foram cancelados durante as manifestações e também sobre mim mesmo sendo… não vou dizer um viciado em drogas, pois quando eu não estou em turnê, eu não uso drogas, mas sendo um usuário abusivo de drogas, e vai dar pra me ver na minha pior forma. Provavelmente a pior noite da minha vida, no que diz respeito ao meu comportamento, foi em Monterey, México. Está tudo filmado.

Têm momentos em que você olha para o material e acha que não deveria soltá-lo?
Eu faço o tempo todo coisas em que eu penso: “Que merda que eu estava fazendo?” Minha noiva por exemplo, eu posso beber o mijo dela e no dia seguinte pensar: “Se eu tivesse sóbrio, eu provavelmente não teria bebido o mijo dela.”

Mas então, o que aconteceu em Monterey, México?
Nada demais, é só que todo mundo ficava dizendo o quão boa a cocaína lá era. Nós tocamos em vários lugares onde rolam drogas, e em vários que não rolam, não é nada demais. Nós tocamos esse show e todos estavam tipo “Eles tem a melhor cocaína aqui.” E depois do show eu estava me perguntando “Cadê essa cocaína?”. O produtor foi arrumar pra mim, e todos disseram depois do show que eu bebi demais e isso me transformou numa coisa onde eu estava muito puto e infantil e acabei sendo um idiota. Foi o pior comportamento da minha vida. Nós soltamos isso e isso me faz parecer um tremendo idiota e eu não estou feliz com isso, mas é a verdade e foi o pior comportamento que eu lembro da minha vida. Meio maneiro que foi tudo filmado.

Você aprendeu algo assistindo às filmagens?
Isso não acontece mais. Eu não vou parar de usar cocaína, você está louco? Eu não havia experimentado até os meus 32 anos.

Qual a sua droga favorita hoje em dia?
Eu acho que ecstasy é a melhor droga. Eu e minha mulher temos muitos momentos incríveis. Muitos mesmo.

O que podemos esperar de você musicalmente?
Nada. Vamos lançar um livro. Não temos um título. Será como The Dirt (Motley Cure), todos colocaram em pratos limpos um monte de coisas bizarras. Nosso baterista, que foi um junkie durante muito tempo, uma de suas histórias foi quando ele tinha um monte de pacotes de heroína em sua boca, foi parado, e teve que engolir tudo. No dia seguinte ele bebeu muito café e cagou no coador da sua mãe e teve que tirar os pacotes da merda, lavar tudo e botar o coador de volta na gaveta, coisas assim. Também falamos de quando minha mulher injetou soro fisiológico nas minhas tetas, 250 ml em cada, na Jamaica, e me deu peitos. Eu tinha peitos enormes e fiquei andando pela praia.

Fonte: Billboard

Acima o clipe da faixa Xmas Has Been X’ed, que está no último álbum do Nofx, Self Entitled, e é claro que o som deles você escuta diariamente na Sessão Rock da Radio Layback.

Radio LaybackSessão ...Lost